domingo, 27 de novembro de 2011

"A Arte é da Tarsila, mas o LIXO é nosso!"

      Procurando sugestões de atividades para trabalhar com os meus alunos do E.Fundamental , encontrei um projeto bem criativo que a professora Ângela Cristina Piotto e os seus alunos (E. M.CEI.E da Silva)  desenvolveram.
Os alunos fizeram releituras da obra “Paisagem com Touro” da artista Tarsila do Amaral e no lugar da canetinha, do lápis de cor e da tinta, utilizaram o material reciclável.
 Tampinhas de garrafa, retalhos, embalagens PET, pó de serra e outros materiais foram usados na obra. O trabalho ficou simplesmente maravilhoso.
Fiquei muito feliz com a atividade da colega e a partir daí, resolvi fazer o mesmo, mas com outras obras da Tarsila do Amaral. 
O trabalho foi realizado com os alunos do 9º ano – Turmas: 900 e 901 – Escola Agrícola Municipal Nilo Batista.
         Antes da confecção do trabalho, expliquei-os sobre a importância da preservação do Meio ambiente e que através desta atividade, estaríamos preservando-o. 
       Levei um documentário que mostra o contato do artista plástico Vik Muniz com os catadores de material reciclável do Aterro do Jardim Gramacho, maior da América Latina, localizado no Rio de Janeiro. Ao final do filme, pedi que formassem grupos e que os mesmos trouxessem na próxima aula bastante material reciclável / reciclado.
Todos os grupos trouxeram os materiais que tinham em casa.
Mostrei algumas imagens dos trabalhos da artista Tarsila do Amaral e pedi que cada grupo escolhesse uma imagem e fizessem uma releitura. Na construção dos trabalhos, os alunos utilizaram o "LIXO" que trouxeram de casa como, tampinhas de garrafa pet, pó de café, sacola de lixo, etc. 

Meus Deus ... o resultado,  verdadeiramente, superou minhas expectativas. Por isso, não poderia deixar de mostrá-los. 
Agradeço a professora e colega Ângela, por ter dividido conosco um trabalho tão maravilhoso.
Vejam algumas fotos:
  
Rio de Janeiro - Tarsila do Amaral







                                             


Releitura de O Vendedor de Frutas - Tarsila do Amaral - T: 901



Obra  O Vendedor de Frutas de Tarsila do Amaral.



                      
                 
Releitura da obra Floresta de Tarsila do Amaral T: 900m

3 comentários:

  1. Parabéns pelo seu belíssimos trabalhos. Lindas fotos.
    Continue assim com seu amor a Arte e grandes criatividades com seus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou falando por que eu já fui uma aluna sua e vi o quanto que você ama essa profissão.
    E o lindo trabalho que você faz meus parabéns!!

    ResponderExcluir