quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Reciclando a Arte

O Reciclando a Arte foi maravilhoso. Eu e a professora de artes Patrícia Torres, fizemos um trabalho de conscientização com os alunos, sobre a importância de preservamos o meio ambiente.
Realizamos várias oficinas com material reciclável, mostrando a eles que podemos transformar o lixo em luxo. 
A professora Patrícia Torres, apresentou um documentário que mostra o contato do artista plástico Vik Muniz com os catadores de material reciclável do Aterro do Jardim Gramacho, maior da América Latina, localizado no Rio de Janeiro.
 Foi o primeiro trabalho que realizamos juntas e graças a Deus, correu tudo bem.
Confesso que, no início, fiquei nervosa e acredito que a Patrícia também.
Agradecemos imensamente a Deus em primeiro lugar pela oportunidade de podermos realizar este evento e a equipe escolar (Direção e professores) por apoiar um trabalho de conscientização tão importante.
Não podemos deixar de lembrar que a professora Rosanita (matemática) fez e vem fazendo trabalhos maravilhosos com suas turmas do 8º ano.

Após o estudo do conteúdo plano cartesiano no 1º trimestre, a professora de matemática retornou com o assunto de forma divertida para a confecção dos painéis para serem apresentados no projeto de arte: RECICLANDO A ARTE.
    Os painéis ilustram figuras formadas por polígonos não convexo, construídos pelos alunos no papel quadriculado e com acréscimo dos detalhes feito pela professora que  retratam elementos encontrados no meio ambiente. Exemplos dos elementos: estrelas, árvore, borboletas, peixes e flores.
    As frases que acompanham os painéis são utilizadas para provocar e sensibilizar os alunos da importância da preservação.
             Ao final da exposição de todos os trabalhos produzidos pelos alunos, foi a vez da apresentação do Edith Faschion Week. Todas as roupas foram confeccionadas com material reciclável. Até eu participei. Fiz um colete todo feito de jornal e uma pequena saia toda com sacola de lixo. Foi o maior barato.

Assistam ao vídeo e vejam algumas fotos:


 












Eu & minha mestra Patrícia Torres.
Ayanne,Fernanda & Rayane


Ísis - Jhanny & Paloma - Lindas!
Laís - Linnnda!!

Laís & Paloma

Oficina de Artes
Assistentes são nota 10

Reduzir o consumo em geral
Reciclar é respeitar a vida!
Ísis - Muito fofa!

Reutilizar É preciso!!!

Acessórios feito com material reciclável.


Puff feito de garrafa Pet. 












Lindas - Turma 900

Modelos recicladas - Rsrs...




8º ano & Rosanita
Matemática também é Arte.
Joyce, Francine & Dayane

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Arte Barroca

    O trabalho sobre arte barroca foi desenvolvido com as turmas do 8º ano (800 e 801) da E. M. Edith Castro. Após ter trabalhado a teoria, pedi aos alunos que formassem grupos para pesquisarem as diferentes regiões brasileiras em que se manifestou a arte barroca, especialmente Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia e Recife.
  Sob minha orientação, elaboraram seminários e desenvolveram através seu aprendizado  construções de maquetes de igrejas de cada região estudada.
Olhem como ficaram lindas.


Turma 801 - Jhanny & Cia. T: 801
 








Hygo Pontes & Cia.   T: 800
Felipe & Cia - T: 801 




Laís & Cia - T: 801
         

Mosaico

A técnica do mosaico se resume à junção de pequenas peças de pedra, vidro, mármore e cerâmica (ou até mesmo conchas), utilizando-se argamassa, com a finalidade de formar desenhos e preencher com eles um piso, uma parede ou a superfície de um móvel.
A prática utilizada na Antiguidade para decorar e, muitas vezes, narrar fatos ou lendas, está presente até hoje, em nosso dia a dia: nas calçadas, na arte muralista ou nos pixels das imagens digitais (um amontoado de pontinhos minúsculos que, juntos, formam uma imagem) e os alunos da Nilo Batista, não deixaram a desejar. Como nossa escola estava em obra, aproveitaram as pequenas peças de azulejo que iriam para o lixo e reutilizaram para a confecção de seus mosaicos.
Vejam as fotos:
A Tragédia virou comédia! Rsrs.
Que tragédia heim!

Dragão finalizado.     





Dragão em construção.
  

Os garotos da música.
Violão e nota musical. A cara deles!!!!



                                                            

domingo, 27 de novembro de 2011

"A Arte é da Tarsila, mas o LIXO é nosso!"

      Procurando sugestões de atividades para trabalhar com os meus alunos do E.Fundamental , encontrei um projeto bem criativo que a professora Ângela Cristina Piotto e os seus alunos (E. M.CEI.E da Silva)  desenvolveram.
Os alunos fizeram releituras da obra “Paisagem com Touro” da artista Tarsila do Amaral e no lugar da canetinha, do lápis de cor e da tinta, utilizaram o material reciclável.
 Tampinhas de garrafa, retalhos, embalagens PET, pó de serra e outros materiais foram usados na obra. O trabalho ficou simplesmente maravilhoso.
Fiquei muito feliz com a atividade da colega e a partir daí, resolvi fazer o mesmo, mas com outras obras da Tarsila do Amaral. 
O trabalho foi realizado com os alunos do 9º ano – Turmas: 900 e 901 – Escola Agrícola Municipal Nilo Batista.
         Antes da confecção do trabalho, expliquei-os sobre a importância da preservação do Meio ambiente e que através desta atividade, estaríamos preservando-o. 
       Levei um documentário que mostra o contato do artista plástico Vik Muniz com os catadores de material reciclável do Aterro do Jardim Gramacho, maior da América Latina, localizado no Rio de Janeiro. Ao final do filme, pedi que formassem grupos e que os mesmos trouxessem na próxima aula bastante material reciclável / reciclado.
Todos os grupos trouxeram os materiais que tinham em casa.
Mostrei algumas imagens dos trabalhos da artista Tarsila do Amaral e pedi que cada grupo escolhesse uma imagem e fizessem uma releitura. Na construção dos trabalhos, os alunos utilizaram o "LIXO" que trouxeram de casa como, tampinhas de garrafa pet, pó de café, sacola de lixo, etc. 

Meus Deus ... o resultado,  verdadeiramente, superou minhas expectativas. Por isso, não poderia deixar de mostrá-los. 
Agradeço a professora e colega Ângela, por ter dividido conosco um trabalho tão maravilhoso.
Vejam algumas fotos:
  
Rio de Janeiro - Tarsila do Amaral







                                             


Releitura de O Vendedor de Frutas - Tarsila do Amaral - T: 901



Obra  O Vendedor de Frutas de Tarsila do Amaral.



                      
                 
Releitura da obra Floresta de Tarsila do Amaral T: 900m