domingo, 28 de abril de 2013

O Cubismo na técnica do trançado indígena com recorte e colagem

Cubismo
          O movimento artístico que surgiu por volta de 1907 com Georges Braque e Pablo Picasso considerava a obra de arte um objeto real - ou seja, não apenas algo que imitava ou representava outra coisa. Com a geometrização das formas, foram abandonadas as noções tradicionais de perspectiva.

         Os artistas cubistas procuravam novas maneiras de retratar o que viam. Influenciados por Cézanne, passaram a valorizar as formas geométricas e a retratar os objetos como se eles estivessem partidos. Todas as partes de um objeto eram representadas num único plano, como se o artista visse vários ângulos do objeto ao mesmo tempo.

           Além da geometrização das formas e de abandonar a perspectiva, outras características importantes do cubismo são a perda do uso clássico de claro-escuro, a representação do volume colorido sobre superfícies planas o que faz o quadro passar a sensação de relevo, quase como uma escultura.
          O cubismo teve duas fases: analítica e sintética.
Cubismo analítico
         Nessa fase, os objetos e pessoas representadas quebram-se em muitas faces, decompõem-se. O artista procura a visão total da figura, examinando-a em todos os ângulos ao mesmo tempo. E devido à fragmentação excessiva dos objetos, tornou-se quase impossível a identificação das figuras.
         As cores eram poucas. Pretos, cinza, tons de marrom e ocre, a pintura era feita com diversos tons da mesma cor.
         Picasso e Braque são os pintores mais importantes desta fase.
Cubismo sintético
        A fase seguinte buscou recuperar um pouco as formas "identificáveis", com cores mais fortes e composições mais decorativas. Deu preferência às formas arredondadas e menos angulosas.
Outra característica dessa fase do cubismo foi a utilização da colagem com a introdução de elementos no quadro, como letras, números, pedaços de jornal, vidros, madeira etc. Era uma alusão à presença real do objeto.
         Com a tentativa de colocar as figuras em todos os ângulos, os alunos da Escola Municipal Agrícola Nilo Batista fizeram uma atividade muito interessante com recorte e colagem de revistas. O trabalho com recorte e colagem é muito simples, mas o efeito visual é muito legal, principalmente quando colocados juntos em um mural.
         Como Abril é o mês do Índio, utilizamos a técnica do trançado indígena para fazermos nosso trabalho cubista.

Vejam como ficaram lindos:

Tainá & Gabriel - 2000
Tino e Fabiano - 2000

Jackson - 2000
Yasmim - 2000

Michele - 2000
Simone & Daniel - 2000



Ana Carolina, Géssica & Lucas - 2000
Simone & Josimara - 2000

Amanda Souza - 2000
Rafaela & Miriam - 2000



Fabrício - 2000







Gabriel & Daniel - 2000
Fernanda & Luan - 2000